Viagem à Maceió: Foz do Rio São Franciscofeatured

Oi gente! Tudo bem?

Hoje vou falar de mais um passeio que fizemos em Alagoas!

Saimos de Maceio bem cedinho e viajamos cerca de 2 horas de onibus de turismo para conhecer a Foz do Rio São Francisco! Quando chegamos um barco e um guia já nos espera para o passeio.

O Rio São Francisco, carinhosamente chamado de Velho Chico é um dos mais importantes cursos de aguá do Brasil e da América Latina.

Em 1859 D Pedro II chegou ao estado de Alagoas querendo conhecer as cachoeiras da região e os encantos do Rio São Francisco.E pra quem deseja seguir os passos de Dom Pedro II descobrirá que o estado de Alagoas tem muito mais a oferecer do que sol e praia: Há inúmeras belezas naturais e históricas, como rios, mangues, lagoas e sítios da época do império!!

O rio São Francisco atravessa regiões com condições naturais das mais diversas e tem 5 usinas hidroelétricas!

Nascendo no Estado de Minas Gerais e atravessando Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas drenando uma área de aproximadamente 641 mil km² e deságua sua foz no Oceano Atlântico.

O passeio de barco que dura cerca de 1 hora a ida, 1 hora a volta e mais ou menos de 2 horas na Foz do Rio, parte da cidade de Piaçabuçu-AL. Esta cidade pouca gente conhece por nome, porém ela  ficou nacionalmente conhecida pois foi cenário para o filme Deus é Brasileiro. No passeio, os guias mostram os lugares onde o filme foi rodado e lembram das cenas exatas para ajudar os mais esquecidinhos!

O encontro das águas do Rio São Francisco com o mar de Alagoas ganha a moldura de dunas douradas, dunas móveis, formando um delta com coqueiros e imensas lagoas de águas mornas. Infelizmente choveu um pouco antes do passeio e a areia não estava tão dourada…rss

Nas dunas o povo local monta uma pequena feirinha com lembrancinhas de barro e o santo São Francisco, além das cocadas deliciosas vendida a preços irrisórios, assim como as bolsas de palha pra mulherada!

Ao chegar de volta a cidade de Piaçabuçu, no restaurante Maraná, fomos recebidos com um belo almoço já incluso no valor do passeio. Muito bom, comida saborosa e diversificada, com muita salada, carne seca, camarão ao molho de tomate, bobó de camarão, peixe frito…hummmm!!!


 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

Passeio muito gostoso, conhecer um rio tão importante para nosso país que só conhecemos em livros e tv.

Dica: não vá de carro. Se junte a um grupo que faz passeios. Nós fomos com o pessoal da WS que atende a CVC e foi ótimo!

Espero muito que tenham gostado!

Fiquem com Deus.

beijinhus**


Sobre o autor

Marcia Cunha

Contadora por formação e arteira de coração. Márcia Cunha nasceu no Paraná, começou no mundo da Blogosfera como um hobby e decidiu compartilhar suas ideias, projetos que inventa para decorar sua casa e suas receitas que testa nos finais de semana para os amigos.

DEIXE UM COMENTÁRIO