Receita: Patê de Berinjela, Azeitonas e Orégano

Receita: Patê de Berinjela, Azeitonas e Oréganofeatured

O

i pessoal tudo bem?

Ontem a noite resolvi fazer essa receita de Patê que tinha visto no verso de uma caixinha de creme de leite e achei que ficaria gostoso. Mas me surpreendi, ficou MARA e sem falar que é super saudável, dá pra servir de entrada em um jantar para amigos, eles vão adorar, tenho certeza que alguém vai pedir a receita. Eu to “na onda” de conhecer como usar a berinjela, porque sempre achei ela sem graça só refogada e nunca comprava. Agora já mostrei pra vocês a Almondega de berinjela, que é sucesso, e ainda quero testar outras receitinhas. Se quiser ver a receita original do Patê que vi da Nestle, clique AQUI. Eu adaptei com os itens que tinha em casa e ficou assim:

INGREDIENTES

1 berinjela média em cubos, com a casca
1 envelope de tempero pronto de sua preferência
1 xícara (café) de azeitonas picadas
1 creme de leite de caixinha
1 pitada generosa de orégano
1 colher (sopa) de cheiro verde (salsa e cebolinha verde picada)
1 colher (sopa) de azeite
suco de meio limão
1 cebola picada
2 dentes de alho picados

receita patê

MODO DE PREPARO

Frite a cebola e o alho no azeite, acrescente a berinjela picada e o tempero envelope de tempero e o orégano. Cozinhe por 5 minutos e desligue o fogo. Espere esfriar um pouco e a seguir coloque tudo no liquidificador ou mixer e acrescente os demais ingredientes da receita.

Coloque em um prato ou pirex pequeno, salpique o cheiro verde e mais um pouquinho de orégano e leve a geladeira.

Pode ser servido com torradas, biscoito salgado, pão, tortas, etc.

Ficou uma delícia, uma textura muito boa e saborosa!

Agora quero compartilhar com vocês alguns Benefícios de usar o Orégano não só em pizzas como estamos acostumados. Estava lendo e fiquei surpreendida com as propriedades dessas folhinhas.

Tanto o orégano seco quanto as folhas frescas da erva possuem óleos voláteis com propriedades diuréticas, antibacterianas, expectorantes, antioxidantes, entre outras.

Os Polifenóis: de 60 a 80% do óleo de orégano é composto de carvacrol, enquanto outros 5% são formados pelo timol, dois polifenóis que conferem ao orégano características antissépticas, anti-inflamatórias e contribuem para a perda de peso;

O Terpeno, pineno, borneol, linalol e terpineno: óleos essenciais com propriedades antivirais, anti-inflamatórias, antissépticas e anestésicas;

Vitaminas: A, C, K e complexo B;

Minerais: zinco, magnésio, cálcio, ferro, manganês, cobre e potássio;

Ômega 3

Sabendo desses benefícios, estou procurando incluir mais orégano nos meus molhos, sopas, patês, saladas, etc. E vocês gostam do cheirinho e sabor do orégano onde?

Um beijo!

 

Sobre o autor

Marcia Cunha

Contadora por formação e arteira de coração. Márcia Cunha nasceu no Paraná, começou no mundo da Blogosfera como um hobby e decidiu compartilhar suas ideias, projetos que inventa para decorar sua casa e suas receitas que testa nos finais de semana para os amigos.

DEIXE UM COMENTÁRIO