Receita: Mini Chocotones – como fazer a massa

Receita: Mini Chocotones – como fazer a massafeatured

O

i pessoal tudo bem?

Vamos a receita de mais uma delícia: Os mini chocotones trufados com muito chocolate e decorados para deixar essa época ainda mais gostosa e colorida! Fiz a massa do chocotone em casa também, mas você pode comprar pronto e rechear, como eu gosto de começar do zero, vamos a receitinha da massa que é super fácil também, é só ter paciência de esperar o tempo de fermentação:

INGREDIENTES

500 g farinha de trigo
50 g açúcar
50 g manteiga
1 pitada de sal
2 gemas
5 g fermento biológico seco
250 ml de leite
50 ml de glucose de milho (para ficar mais úmido e fofo)
raspas de limão
1 colher de essência de panetone
400 g gotas de chocolate

MODO DE PREPARO

Como é uma massa doce, é recomendado que faça uma esponja antes para ela crescer melhor, assim: Junte o fermento com 1 xícara de trigo e 1 xícara de leite morno. Misture tudo e deixe descansar até dobrar de volume. A minha esponja demorou cerca de 30 minutos. Após esse tempo junte os outros ingredientes misturando bem. Ah deixe as gotas de chocolate por ultimo, se não ele vai derreter toda com o calor da mão. Amasse por 15 minutos a mão ou 5 minutos na batedeira com gancho juntando as farinhas aos poucos. A massa deve ficar meio grudenta mas não muito. Tampe a bacia e espere a massa dobrar de volume. Se quiser pode colocar 1 bolinha da massa em um copo com água, quando a bolinha subir é porque a massa já está descansada e boa para modelar!

Eu coloco as gotas de chocolate nesta etapa. Separei a massa em 10 pedaços e coloquei 40 g de gotas em cada uma, envolvendo e modelando a bolinha. Uma outra vez que fiz coloquei as gotas na massa toda, mas achei que alguns ficaram com bastante gotinhas e outros com quase nada. Então agora coloco o mesmo tanto de gotinhas em cada chocotone e ficam todos com gotas suficientes. Coloque em forminhas de panetone pequenas. Espere crescer novamente. O dia estava bem quente e cerca de meia hora já estavam leves e prontas para irem ao forno 180º até dourar.

massa chocotone

massa panetone

Renderam 10 unidades com 120 g cada aproximadamente. Ficaram bem fofos e úmidos por dentro.

No próximo post vamos falar do recheio de trufa de chocolate e da decoração pra eles ficarem assim:

mini chocotone

chocotones decorados

Sobre o autor

Marcia Cunha

Contadora por formação e arteira de coração. Márcia Cunha nasceu no Paraná, começou no mundo da Blogosfera como um hobby e decidiu compartilhar suas ideias, projetos que inventa para decorar sua casa e suas receitas que testa nos finais de semana para os amigos.

DEIXE UM COMENTÁRIO