Receita: Empadão de Frango com Palmito

Receita: Empadão de Frango com Palmitofeatured

O

i pessoal tudo bem?

Esse empadão é muito fácil de fazer e vai conquistar até aquela tia mais exigente! A primeira dica é usar manteiga na massa ao invés de margarina, fica muito mais gostosa e com aquele efeito quebradiço e crocante sem ficar dura. Outra dica muito importante é fazer o recheio bem cremoso, para isso use o queijo cremoso de sua preferência, tenho certeza que não sobrar nada!

INGREDIENTES MASSA

500 g farinha de trigo

200 g manteiga

2 gemas

sal

80 ml de leite

MODO DE PREPARO

Coloque a farinha e o sal em uma bacia grande e misture. Acrescente a manteiga e misture até formar uma farofa. Coloque as gemas e o leite e misture tudo muito bem até formar uma bola. Não precisa sovar a massa. É bem rápido e já pode levar a geladeira em um plástico para descansar por 30 minutos.

INGREDIENTES RECHEIO

500 g peito de frango cozido e desfiado

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

2 copos de requeijão cremoso

1 lata de milho verde

1 vidro de palmito

sal, pimenta, cheiro verde e açafrão a gosto

Enquanto isso faça o recheio. Refoguei primeiro a cebola, depois coloquei o alho. Enquanto frita, coloco pimenta calabreza, sal, orégano e açafrão. Coloque o frango desfiado, misture tudo e desligue o fogo. Acrescente o palmito picado, o milho verde, o cheiro verde e o requeijão. Deixe esfriar completamente enquanto abre a massa.

Divida a massa em duas partes. Abra a metade com o rolo e coloque na forma. Corte o que sobrar das laterais, forre apenas o fundo, retire da forma e reserve, pois essa será a nossa cobertura. A outra metade da massa, vamos abrir com o rolo também e preencher toda a forma, inclusive as laterais. Vá apertando com os dedos e moldando até cobrir toda a forma de forma uniforme.

Coloque o recheio já frio sobre a massa na forma, eu coloquei mais um pouco de palmito por cima, mas é opcional. Cubra com a massa reservada. Com uma gema e um pouquinho de água misturada num pirex, pincele o empadão e leve ao forno médio por 30 a 40 minutos. Ele ficará bem douradinho.
[/zephyr_update_box]

empádao

 

massa empadão

empadao assado

beirada massa empadão

 

empadão cortado

E aí é só servir, quentinho ou gelado é uma delícia!

Bom apetite!

Sobre o autor

Marcia Cunha

Contadora por formação e arteira de coração. Márcia Cunha nasceu no Paraná, começou no mundo da Blogosfera como um hobby e decidiu compartilhar suas ideias, projetos que inventa para decorar sua casa e suas receitas que testa nos finais de semana para os amigos.

DEIXE UM COMENTÁRIO