Quiche de Alho-Porófeatured

Oie… Fazendo feira essa semana, uma moça muito simpática me ensinou o que fazer com o Alho-Poró. Não sabia até hoje para o que servia esse tal de Alho-Poróóó… kkk

ALHO-PORÓ é um vegetal que pertence à mesma família que as cebolas e os alhos.

Só que em vez de formar um bulbo arredondado, como a cebola, o alho-poró produz um longo cilindro de folhas encaixadas umas nas outras, esbranquiçadas na zona subterrânea, sendo esta a parte das folhas a mais utilizada na culinária, ainda que a parte verde também possa ser utilizada, por exemplo, em sopas.

  • É bastante benéfico à saúde por possuir propriedades que ajudam no tratamento de doenças. Por isso, é considerado uma das principais plantas medicinais. De acordo com a medicina natural, o alho atua como expectorante, antigripal, desinfetante, antinflamatório, antisséptico e vermífugo.
  • Possui vitaminas A, C, B2 e B6.

  • Além das vitaminas, possui aminoácidos e sais minerais (ferro, iodo e silício).

  • Possui propriedades antimicrobianas.

É ainda conhecido pelos termos alho-francês, alho-machoalho-porró.

Vamos a receitinha do Delicioso e Nutritivo Quiche de Alho-Poró:

Massa

1 1/2 xicara de farinha de trigo
1 ovo
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de água

Recheio:
. 2 colheres (sopa) de manteiga
. 2 dentes de alho
. 300g de alho-poró lavado e cortado em rodelas
. 1 pote de cogumelos escorridos (175g)
. 1 colher (chá) de noz-moscada ralada

Creme:
. 3 ovos
. ½ xícara (chá) de leite
. 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
. Sal e pimenta a gosto
. 60g de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo

Em uma tigela coloque todos os ingredientes da massa, menos a água e mexa bem. Adicione a água e mexa com as pontas dos dedos misture bem os ingredientes até formar uma massa lisa e homogênea. Se a massa ficar muito seca acrescente um pouco de água. Faça uma bola, embrulhe com filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Com um rolo abra amassa, forre o fundo e as laterais de uma fôrma de 30 cm de diâmetro com fundo removível. Fure a massa com um garfo. Cubra a massa com papel alumínio, espalhe uma camada de feijão e asse por 15 minutos no forno preaquecido a 200°c. Retire os feijões e o papel alumínio. Reserve.

Recheio: Em uma frigideira, derreta a manteiga e doure o alho. Acrescente o alho poro e refogue por 2 minutos. Acrescente a noz-moscada, misture e deixe esfriar. Sobre a massa, espalhe o alho poro e as fatias de cogumelos.

Creme: No liquidificador, bata os ovos, o leite, o creme de leite, o parmesão, o sal e a pimenta. Despeje sobre a massa e asse no forno preaquecido a 200°C durante aproximadamente 35 minutos.

Espero que façam e se deliciem… o omelete de alho-poró também é uma delicia!!!

bjs **

Sobre o autor

Marcia Cunha

Contadora por formação e arteira de coração. Márcia Cunha nasceu no Paraná, começou no mundo da Blogosfera como um hobby e decidiu compartilhar suas ideias, projetos que inventa para decorar sua casa e suas receitas que testa nos finais de semana para os amigos.

DEIXE UM COMENTÁRIO