Passo a Passo: Caminho de Mesa Natalino

Passo a Passo: Caminho de Mesa Natalinofeatured

O

i pessoal tudo bem?

Contagiada pelo clima natalino de uma revista de artesanato que ganhei, comecei a confeccionar um colorido centro de mesa com o papai noel e a rena, para enfeitar minha sala de jantar no Fim de Ano!!

É um caminho de mesa confeccionado com retalhos de tecido, onde utilizei principalmente a técnica do PatchApliquê:

Primeiro comprei alguns retalhos de tecido com cores variadas e o Papel Ultra Colante ou Papel Termocolante. Comecei a tirar os moldes:

Recortei os moldes do papel termocolante, deixando uma margem de meio centímetro aproximadamente. Ex:

Com ferro quente, mas não no “vapor” Porque o vapor solta água e isso não é bom para o trabalho com Papel Termocolante… Colei cada recorte do papel termocolante no AVESSO do tecido escolhido.

Recorte cada peça do tecido bem no risco do molde do papel termocolante:

Com a base de onde será feito o PatchApliquê. Monte o desenho para ter uma idéia de como vai ficar. A seguir destaque o papel termocolante do 1º recorte:  vai ficar só o tecido e uma cola no tecido do que tirou o papel (avesso).

Vá destacando e colando cada recorte olhando no molde para não colar errado. 

Posicione na área de colagem e passe o ferro quente por 5 segundos. Vá fazendo os mesmos passos com todos os recortes, montando o desenho escolhido, assim:

Se você utilizou o Papel Termocolante, precisa casear em volta dos recortes para não correr o risco de desfiar os tecidos. Porém se utilizou o Papel Ultra Colante não precisa fazer mais nada, porque ele não deixa desfiar. Contorne o desenho com Caneta Permanente Preta.

 Peguei com a pinça e colei pra fazer o olho do Papai noel e da Rena

Olhinhos colados: faltou contornar o bigode…rss

Como não utilizei o Papel ultra colante tive que casear o contorno dos recortes de tecido, assim:

Fiz outro papai noel para colocar na outra ponta do Caminho de mesa. Emendei outros retalhos, para dar a medida que queria:  40 x 110 cm.

Faça o acabamento com uma tira de tecido de 10 cm de largura em volta de toda base. Escolha um tecido bem colorido e com as cores do natal.

Escolhi um xadrez verde:

Medi o caminho e recortei um forro para ficar mais encorpado e bem acabado. Prendi no lugar certinho com agulhinhas e Costurei toda a volta.

Alem dessa borda eu dei mais uma volta com uma tira de tecido vermelho, para destacar ainda mais. Afinal Natal é alegria e muita cor e brilho!!

Passei com o ferro as bordas antes de costurar no tecido para facilitar.

DICA: Pode ser usado no lugar dessa tira, um véu largo, que  é o mais indicado para este tipo de acabamento. No meu caso quis aproveitar o que eu já tinha! E também gostei muito do acetinado desse tecido.

É um artesanato muito gostoso de fazer… e fica muito fofo! Fiz também essa mesma técnica do Patch Apliquê em um guardanapo, logo posto aqui pra vocês verem e dar opinião e sugestões…

beijinhus**

Sobre o autor

Marcia Cunha

Contadora por formação e arteira de coração. Márcia Cunha nasceu no Paraná, começou no mundo da Blogosfera como um hobby e decidiu compartilhar suas ideias, projetos que inventa para decorar sua casa e suas receitas que testa nos finais de semana para os amigos.

DEIXE UM COMENTÁRIO