«

»

dez 06

+ Idéias de enfeites de Natal: flores natalinas de eva

Mais algumas idéias fofuchas para efeitar sua casa neste Natal.

Aproveitei esta época natalina para fazer flores bico de papagaio com o emborrachado EVA e muito brilho!

CURIOSIDADES SOBRE ESSA FLOR: Essa planta tão utilizada no Natal do mundo inteiro é conhecida como bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima) recebe também outros nomes populares: poinsétia, poinsétia-branca e folha-de-sangue, de acordo com a variedade, que determina as cores de suas brácteas: brancas, róseas ou vermelhas.

Essa planta apresenta uma característica muito interessante: o que parecem ser as pétalas das flores, na verdade, são brácteas, ou seja, são folhas modificadas.

Sabendo disso, fui tentar fazer as minhas folhas modificadas do Natal!

Então fiz a mão livre mesmo em uma cartolina um molde de uma folha… fiz dois tamanhos, um maior e outro menor pra simular um miolinho…

Risquei com uma lapiseira (sem grafite, para não manchar o EVA) para fazer cada flor.:

5 folhas grandes e

5 folhas pequenas

Faças quantas quiser ou achar mais harmonioso com o seu vaso.

Colei em cada folhinha um arame bem fininho com cola de contato (peça arame Nº 26 se for comprar). Começo a montar a flor pelo pistilo ou seja, aquelas sementinhas que tem no miolo.

Nas lojas de artesanatos tem bastante modelos prontos e você também pode inventar os seus… nas fotos vocês verão que eu utilizei vários tipos… nunca consigo fazer uma coisa exatamente igual a outra… defeito? nããooo exclusivos, únicos!!! kkkk

Então coloco o pistilo e a primeira folha e amarro com linha invisivel ou linha de pipa. A invisível é mais facil,ela tem elasticidade  porque e não precisa dar nó. Mas eu estou usando a de pipa.

Vou colocando cada pétala e dando umas 5 voltas bem apertadinhas com a linha.

Primeiro coloque as cinco pétalas menores e depois as cinco maiores. Faça o acabamento com fita floral verde e ainda utilizando a fita floral, una a flor en um arame maior e mais grosso para fazer o cabo da flor. (arame nº 18)

Encape todo o arame com a fita floral.  Essa fita é muito facil colocar, porque ela é autocolante, conforme vai girando ela no galho da flor, ela ja vai colando sozinha!

Confeccionei flores no EVA vermelho e no EVA branco pintado de amarelo com tinta acrilica. Quando terminar de montar passei cola com gliter…e ficaram assim:

O arranjo fiz com um vasinho vermelho que já tinha em casa:

Fixei as flores com argila para que elas não fiquem caindo… Pode-se utilizar espuma floral também…

Coloquei uns galhos verdes para dar acabamento… rss

A sala ficou ainda mais colorida e cheia de brilho…. no clima do Natal!!

Espero que tenham gostado e que tenham bastante inspiração para alegrar e decorar sua casa neste Natal. Nunca esquecendo o mais importante: Que estamos comemorando acima de tudo o nascimento de Jesus!!

Beijos a todos e que Ele, Jesus, traga muita paz, saúde e amor para todos nós!

Posts Relacionados:

 

3 comentários

  1. Liane

    Oi Marcinha

    Eu estou aprendendo a fazer flores em EVA, adorei seu arranjo, vou tentar fazer, a minha dificuldade na na hora de pintar, que tinta vc usa? E como faz a pintura? Essa é a minha maior dificuldade, vc poderia me ajudar? Sou do Paraná da cidade de Jandaia do Sul próximo a Maringá. Um abraço, Liane

    1. admin

      Oi Liane!! td bem? a parte de pintar o EVA é bem simples. Depois das pétalas e folhas recortadas, vc “suja” uma esponja macia na tinta pva na cor desejada e espalha. Tente deixar mesclado, umas diferente das outras, mais claras, mais escuras, menos tinta, mais tinta, etc Assim fica mais parecido com as reais! bjinhus e boa sorte!!

  2. raquelGR

    Adorei tava procurando pra fazer ficou lindo demais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>