DIY – Pintando Letras em MDF

DIY – Pintando Letras em MDFfeatured

O

i pessoal tudo bem?

Resolvi aderir “a onda” das Letras Decorativas em MDF para colocar no Ateliê. Escolhi a palavra ARTE e já que vou pendurar numa parede branca, posso escolher a minha cor preferida? Azul. Claro, sempre amei essa cor. E como resistir ao Azul Turquesa? Acontece que ao escolher a tinta na lojinha, a que eu mais apaixonei acabou sendo o nome Verde Turquesa, então mergulhei sem medo, confiando no tom que estava vendo e não no nome, venham ver como ficou lindo!

MATERIAIS SUGERIDOS

Letras em MDF (encontrada em lojas de artesanatos)
Tinta PVA na cor desejada – eu usei a Verde Turquesa da Corfix
Base para artesanato ou qualquer tinta branca
Pincel
Rolinho
Lixa fina para madeira-  usei a 280

materiais para pintar letras MDF

PASSO A PASSO

1º Passo: Passar uma base branca para selar a madeira e fazer o fundo para realçar a cor da tinta escolhida.
2º Passo: Após secar completamente essa base (você pode agilizar com secador de cabelo) vamos lixar todas as peças. Caprichando nas laterais e cantinhos.
3º Passo: Limpe todas as peças com um pano úmido para tirar o pó que soltou durante o lixamento.
4º Passo: Vamos para melhor parte, que é pintar na cor escolhida. Eu utilizei o pincel para espalhar a tinta e enquanto ainda estava úmido, alisei com o rolinho para ficar com uma camada bem lisa e uniforme. No vídeo podemos notar como o rolinho faz diferença.
5º Passo: Secar todas as peças e lixar com a mão bem leve para não tirar a tinta, apenas para deixar bem lisinho. Você vai sentindo os dedos. A tinta que passamos, arrepia a madeira e deixa bem grosseira, com a lixa fininha volta a ficar lisinha e agradável ao toque. Tire algum pó que ficou com o pano levemente úmido.
6º Passo: Vamos passar a segunda camada de tinta, da mesma maneira alisando com o rolinho. Se for uma cor escura ou forte, acredito que 2 demãos de tinta é suficiente. Agora para cores mais claras, principalmente o branco recomendo 3 demãos de tinta, intercalando lixa.
7º Passo: Escolher a posição das Letras e Pendurar com preguinhos ou fita dupla face 3M (Já testei outras marcas e não segurou.)


montagem letras MDF

Com as letras compradas prontinhas e lisinhas no MDF foi bem fácil preparar e pintar. Mas se você quiser tentar fazer essas Letras Decorativas do zero, em isopor, encapadas com cartolina é só clicar AQUI e AQUI que já fizemos dois Posts sobre isso e com Passo a Passo.

Quem quiser assistir o vídeo de como pintei as Letras ARTE é só clicar aqui embaixo:

Espero que tenham gostado!

Se inscrevam no Canal Arte da Marcinha para acompanhar todos os vídeos!

Um Beijo e até quarta!!

 

Sobre o autor

Marcia Cunha

Contadora por formação e arteira de coração. Márcia Cunha nasceu no Paraná, começou no mundo da Blogosfera como um hobby e decidiu compartilhar suas ideias, projetos que inventa para decorar sua casa e suas receitas que testa nos finais de semana para os amigos.

DEIXE UM COMENTÁRIO