A técnica do Scrapbook

A técnica do Scrapbookfeatured

OOOlá Gente!!

Estou querendo aprender fazer um álbum de fotos bem criativo e artesanal  para algumas fotos que revelei.

Então fui aprender sobre uma técnica que sempre ouvi falar, mas nunca dei muita atenção…

e vcs sabem que me deparei trabalhos lindíssimos e ja me apaixonei?!

Não vejo a hora de começar… Mas vamos entender o que é certinho  antes de tudo:

Mas o que é Scrapbook??

Scrapbooking é a arte de juntar fotos e recordações em um álbum, de maneira criativa, preservando memórias, fatos e perpetuando as histórias, através da personalização de páginas e do uso de material adequado.
Essa técnica não é utilizada apenas na criação de páginas, também pode ser aplicada em Madeira, criação de mini-álbuns, calendários, marcadores de livro, porta retratos, agendas, cartões e onde mais a sua imaginação e criatividade permitir…

Scrapbooking é uma tendência mundial em se tratando de artesanato em papel. Eles contam a suas histórias, registrando assim suas memórias. E durante a confecção de suas páginas, para ficar completo, voce deve responder a 3 perguntas: Onde? Quem? Quando?

História do Scrapbook:

O termo “scrapbook” vem de papéis coloridos brilhantes que eram chamados de “scrap” sendo originalmente os recheios dos primeiros álbuns. A arte de Scrapbook teve início há muitos séculos, através de diários, jornais e livros, na Alemanha passando então para Inglaterra. No século XVII havia um tipo de “álbum” chamado de Commonplace Books, onde as pessoas escreviam poemas e anotações; estes diários eram feitos à mão. Outro tipo interessante era o “álbum dos amigos”, nesse “álbum” havia pensamentos e recordações, sendo costume na época colecionar cabelos dos amigos como lembrança. Nos Estados Unidos, a arte do Scrapbook chegou há mais de cem anos, desenvolvendo-se principalmente na América do Norte, em regiões como Salt Lake City em Utah, onde se concentram muitas famílias da religião Mórmon.

Por volta de 1880 quando a primeira câmera foi inventada, as fotos de família foram aparecendo nos álbuns. Países como Inglaterra, Austrália, mas principalmente EUA, mostrou grande interesse pela arte.

O inimigo do Scrapbook:

A prática de scrapbooking já existe há mais de 100 anos. Contudo, o problema sempre foi que a maioria dos papéis, etiquetas e adesivos usados eram extremamente prejudiciais ao conteúdo, e assim arruinavam muitas fotografias preciosas. Com o tempo a cola soltava, fotos e detalhes caíam, papéis amarelavam, e fotos se estragavam. O uso de materiais com acidez é o inimigo número 1 dessa prática, e infelizmente esses materiais ainda são muito comuns, principalmente no Brasil.

E agora algumas Fotos com Exemplos de Scrapbook que tirei da net:

  Nesta página do site artesanato na rede, tem o passo a passo, com fotos, de como montar esse álbum com a técnica do scrap: AQUI

Logo postarei o meu album pra vcs e fotos da execução!

bjinhus!**

 

Sobre o autor

Marcia Cunha

Contadora por formação e arteira de coração. Márcia Cunha nasceu no Paraná, começou no mundo da Blogosfera como um hobby e decidiu compartilhar suas ideias, projetos que inventa para decorar sua casa e suas receitas que testa nos finais de semana para os amigos.

DEIXE UM COMENTÁRIO